segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A RELAÇÃO PAIS E FILHOS?

UM ALERTA

Tudo está invertido, pois os filhos assumiram a posição de comando, e os pais sentem-se cada vez mais perdidos, intimidados pelo poder de exigência das suas crianças. Enquanto são pequenos, tudo parece sem tanta importância, mas as conseqüências desta inversão de poder, poderá ficar mais grave à medida que a criança se torna um adolescente. Aquele pai que idealizou uma relação aberta com seu filho, onde seu papel de pai seria deixado de lado, para dar lugar a uma relação de amizade, se vê diante de um jovem, que não o reconhece como autoridade. Assim, acha-se livre para agir de acordo com a sua própria cabeça e como não tem ainda maturidade para tanto, as conseqüências são logo tragicamente vividas por todos. Hoje presenciamos situações extremas de violência dos filhos contra os pais, numa demonstração terrível de que algo vai muito errado nesta relação.

Sentimos que hoje precisamos reaprender o significado das palavras: autoridade, disciplina e limite, para que possamos ter uma chance de colocar as coisas nos seus devidos lugares. A criança tem o direito de ser protegida por um adulto, por um pai ou mãe, que lhe ensine o que é certo e errado, que escolha por ela enquanto ainda não tem condições para tanto. Hoje observamos a precocidade destes pequenos seres humanos, que são exigidos a fazer escolhas que cabe somente a adultos fazer. Tornou-se moda perguntar para tudo a opinião e o querer dos pequenos, vemos estes desejos e as vontades se tornando ordens e uma garantia ilusória de uma boa educação. É preciso acabar com estes enganos, pelo bem das crianças, pelo bem dos jovens e dos próprios pais.

COMO MUDAR ESTA SITUAÇÃO?

Educar dá trabalho. Poucos se dão conta, ao planejar o nascimento de um filho, que este filho irá exigir muita dedicação e trabalho para poder se desenvolver de uma maneira saudável.

Educar não é somente fornecer meios materiais para sobrevivência, nem tão pouco garantir os melhores recursos que uma sociedade moderna pode oferecer. Educar exige tempo, firmeza, determinação e muito trabalho. Dá trabalho dizer não. É muito mais fácil ceder aos caprichos da criança e vê-la quieta por alguns instantes. Seguir o caminho mais cômodo é um dos grandes pecados cometidos pelos pais. Educar exige firmeza na determinação dos limites e no manter a palavra, custe o que custar. Subestimar a capacidade da criança ao perceber as nossas fraquezas, é outro engano muito conveniente, que os pais tendem a cair. Ignoram assim, que são manipulados pelo seu pequeno tesouro, e vão deixando-se enrolar numa rede que talvez nunca consigam desatar. Pois o pequeno cresce e suas atitudes tomam outra gravidade, deixando os pais diante da impossível tarefa de controlar um Ser que já lhe ultrapassou em tamanho e força. Para mudar esta situação, é preciso que os pais se disponham a querer educar e trabalhar, reaprendendo o que significa ser pai e mãe, para que o respeito possa voltar a ser a base desta relação.

Para conquistar o amor dos filhos não se deve abrir mão do respeito, pois sem ele o amor não é possível. Precisam aprender também, a colocar novamente a autoridade e a hierarquia para que a ordem, a confiança e a verdadeira segurança voltem a fazer parte desta relação, fundamental dentro de uma sociedade e de uma vida humana.

UM ÚLTIMO ALERTA

Perceba se o seu desejo de ser amado pelo seu filho, o seu desejo de ser visto como um pai ou mãe liberal e moderno, não está acima da necessidade de educar, corrigir ou mesmo proteger o seu filho. Pois estas últimas sim, são obrigações de todo pai e mãe. Porém, o que vemos hoje, é a vaidade dominando as vidas humanas e determinando suas ações, e o resultado é a ruína dos valores, principalmente do respeito.

Faça um exame de consciência para ter condições de optar pela verdade e pelo verdadeiro amor, abrindo mão da sua imagem de pai e mãe perfeitos, modernos, ou o que for que sua vaidade ambicione atingir.

Mariliz Vargas Straube



.... Espero ainda que dê tempo de algumas mães e pais que acham que ser amiguinhos de seus filhos é o certo, possam abrir os olhos e EDUCAR COM RESPONSABILIDADES SEUS FILHOS....POIS ELES SE TORNARÃO ADULTOS E VAI DEPENDER DE VOCÊS OS ADULTOS QUE ELES SE TORNARÃO, pois depois é muito fácil jogar a culta na sociedade, ou em outra pessoa qualquer a vida que seu filho levará...
...Eu sou muito severa com o meu, as vezes até acho que pego pesado com ele, mas prefiro pecar pelo exagero do que pela falta...sei que qdo ele for homem de brio e de sucesso ele lembrará do caminho que o fiz seguir...e isso já me conforta...
Andréa Flaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário